Política Últimas Notícias

Trump anuncia morte de "muitos" terroristas do ISIS em ataques aéreos na Somália

Donald Trump anunciou que “muitos” terroristas do ISIS foram mortos em cavernas na Somália por ataques aéreos dos EUA que ele ordenou na manhã de hoje.

Por Comando da Notícia

01/02/2025 às 16:15:30 - Atualizado há
Foto: O Globo

Donald Trump anunciou que “muitos” terroristas do ISIS foram mortos em cavernas na Somália por ataques aéreos dos EUA que ele ordenou na manhã de hoje. Em sua rede social Truth Social, o presidente dos EUA afirmou: “Esta manhã, ordenei ataques aéreos militares de precisão no planejador sênior de ataques do ISIS e outros terroristas que ele recrutou e liderou na Somália. Esses assassinos, que encontramos escondidos em cavernas, ameaçavam os Estados Unidos e nossos Aliados. Os ataques destruíram as cavernas em que viviam e mataram muitos terroristas sem, de nenhuma forma, prejudicar civis.”

Trump não nomeou nenhuma das pessoas alvo dos ataques, não disse se o alvo estava entre os mortos nem deu mais detalhes sobre a localização. O Secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, disse que os ataques pelo Comando da África dos EUA foram dirigidos por Trump e coordenados com o governo da Somália. Uma avaliação inicial do Pentágono indicou que “vários” operativos foram mortos e nenhum civil foi ferido. Hegseth afirmou que os ataques degradam a capacidade do ISIS de “planejar e realizar ataques terroristas” que ameaçam os EUA, seus parceiros e civis inocentes. “(Isso) envia um sinal claro de que os Estados Unidos estão sempre prontos para encontrar e eliminar terroristas que ameaçam os Estados Unidos e nossos aliados, mesmo enquanto realizamos proteção robusta de fronteiras e muitas outras operações sob a liderança do presidente Trump”, afirmou em um comunicado.

Trump disse que os militares dos EUA haviam mirado no planejador de ataques por anos, mas o ex-presidente Joe Biden “e seus comparsas não agiram rapidamente o suficiente para fazer o trabalho”. “Eu fiz! A mensagem para o ISIS e todos os outros que atacariam americanos é que ‘NÓS VAMOS ENCONTRAR VOCÊS, E VAMOS MATÁ-LOS!'”.

Os EUA realizaram periodicamente ataques na Somália por anos sob administrações tanto republicanas quanto democratas, incluindo a de Biden. Um ataque aéreo militar dos EUA em maio passado mirou militantes do ISIS e matou três, de acordo com o Comando da África dos EUA. Forças especiais dos EUA também mataram um líder sênior do ISIS e outros dez militantes em um ataque a um complexo de cavernas montanhosas em uma parte remota do norte da Somália em 2023, em uma operação ordenada por Biden. A última operação ocorreu após ataques aéreos militares em 30 de janeiro no noroeste da Síria, que mataram um operante sênior do Hurras al Din, um afiliado da Al Qaeda, segundo o Comando Central dos EUA.

Oficiais militares dos EUA alertaram que células do ISIS têm recebido direção crescente da liderança do grupo que se deslocou para o norte da Somália. Isso incluiu como sequestrar ocidentais para resgate, como aprender melhores táticas militares, como se esconder de drones e como construir seus próprios pequenos quadricópteros. Estima-se que haja centenas de militantes do ISIS na Somália, principalmente espalhados nas montanhas Cal Miskaat na região de Bari, em Puntland, de acordo com o International Crisis Group.

Fonte: GAZETA BRASIL
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Comando Geral BG

© 2025 Comando Geral BG - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Comando Geral BG
Acompanhantes de Goiania Deusas Do Luxo