Tomar café da manhã antes das 9h pode reduzir significativamente o risco de sofrer depressão, sugere um estudo. Cientistas descobriram que homens e mulheres que comem após as 9h têm 28% mais chances de apresentar mau humor e problemas de saúde mental em comparação com aqueles que fazem a primeira refeição do dia antes das 8h.
Pular o café da manhã completamente teve um impacto igualmente prejudicial no bem-estar psicológico, segundo o estudo. Quase metade das pessoas no Reino Unido não consegue encontrar tempo para tomar um café da manhã adequado, mostram pesquisas. E quase um terço daqueles que tomam algo a caminho do trabalho acabam comendo em suas mesas.
Médicos do Primeiro Hospital Afiliado da Universidade Jiaotong de Xi'an, na China, estudaram os hábitos alimentares matinais de quase 24.000 adultos ao longo de 11 anos. Eles documentaram se os voluntários tomavam café da manhã regularmente e, em caso afirmativo, a que horas.
Os resultados, publicados no Journal Of Affective Disorders, mostraram que aqueles que garantiam tomar café da manhã logo cedo tinham menos probabilidade de ser diagnosticados com depressão do que aqueles que regularmente não tomavam café da manhã.
E os que tomavam café antes das 8h também tinham menos risco de problemas de saúde mental do que aqueles que tomavam café às 9h ou mais tarde.
Não está claro exatamente por que atrasar o café da manhã tem um efeito tão prejudicial. Uma teoria é que comer mais tarde ou não comer nada pode ser um indicativo de sono interrompido, estilo de vida sedentário ou falta de motivação diária – todos sinais de alerta potenciais para problemas de saúde mental.
Dados do Escritório de Estatísticas Nacionais do Reino Unido mostram que um em cada seis adultos no país regularmente experimenta sintomas moderados a graves de depressão.
GAZETA BRASIL