Um trágico acidente aconteceu na tarde desta quarta-feira (5), no Centro Histórico de Salvador, quando parte do teto da Igreja de São Francisco de Assis, conhecida popularmente como “igreja de ouro”, desabou, deixando ao menos uma pessoa morta e outras seis feridas. O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA) confirmou a informação e enviou equipes para prestar socorro às vítimas.
Imagens feitas por testemunhas mostram o espaço da igreja, tradicionalmente frequentado por fiéis durante as missas, coberto por destroços, como a madeira que compunha o telhado. A área foi rapidamente isolada por policiais militares, enquanto o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) socorria os feridos. A vítima fatal foi identificada como uma mulher, mas sua identidade ainda não foi revelada.
A Igreja de São Francisco de Assis, construída no século 18 e famosa por seu interior revestido com ouro, é considerada uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo e é um dos pontos turísticos mais visitados do Centro Histórico da capital baiana. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o desabamento aconteceu em um momento de baixo fluxo de fiéis, o que pode ter evitado que o número de vítimas fosse ainda maior.
Este acidente traz à tona a preocupação com a segurança da igreja, que já havia enfrentado problemas estruturais no ano passado. Em 2023, um dos pátios da igreja foi parcialmente fechado após o risco da queda de um pináculo. Na mesma época, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) retirou a estrutura danificada. Em uma visita do g1 ao local, foram identificados sinais de desgaste, como pinturas e tetos deteriorados, pilastras sem reboco e pisos desnivelados em diversos pontos.
GAZETA BRASIL