Na noite desta quinta-feira (6), uma forte chuva atinge a Zona Leste de São Paulo, colocando toda a região em atenção para alagamentos, conforme alerta emitido pelo Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da prefeitura.
Na noite desta quinta-feira (6), uma forte chuva atinge a Zona Leste de São Paulo, colocando toda a região em atenção para alagamentos, conforme alerta emitido pelo Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da prefeitura. A Defesa Civil de São Paulo também emitiu um Alerta Severo para a área, destacando o risco de enxurradas e alagamentos devido à intensidade das precipitações, que ainda continuam.
A chuva intensa foi acompanhada por registros de granizo na Penha e rajadas de vento que atingiram 44 km/h na Estação Meteorológica Ipiranga, na Zona Sudeste da cidade. As subprefeituras mais afetadas incluem Itaquera, Aricanduva/Formosa, Penha e Mooca, onde as instabilidades atmosféricas, formadas pelo calor e pela entrada da brisa marítima, criaram condições propícias para chuvas fortes e rápidas, além de riscos de granizo e alagamentos.
O estado de atenção para alagamentos foi decretado às 18h33, quando uma área de chuva isolada e forte começou a atuar na região. As instabilidades se deslocam rapidamente e têm potencial para causar alagamentos, queda de granizo e rajadas de vento.
Para os próximos dias, as simulações atmosféricas indicam que São Paulo enfrentará um período de calor, com temperaturas acima da média e redução no volume de chuvas. As precipitações mais relevantes devem se concentrar nos estados do Sul do país.
Na sexta-feira (7), a madrugada começará com céu nublado e sensação de tempo abafado, com temperaturas mínimas de 21°C. Durante o dia, a temperatura deve subir rapidamente, atingindo a máxima de 31°C, com umidade do ar em torno de 43%. No final da tarde, a combinação do calor com a chegada da brisa marítima pode gerar pancadas de chuva isoladas, com intensidade moderada a forte, aumentando o risco de rajadas de vento, alagamentos e elevação dos níveis dos córregos e rios da RMSP. A noite deve terminar com céu nublado e sem previsão de chuva.
No sábado (8), a madrugada será de céu nublado, com temperaturas em torno dos 20°C. A partir da manhã, o sol predominará entre poucas nuvens, com a temperatura máxima chegando aos 29°C. A umidade do ar deve registrar valores mínimos próximos aos 50% nas horas de maior aquecimento. Durante a tarde, há possibilidade de pancadas rápidas de chuva, com baixo potencial para a formação de alagamentos.