Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Destaques

Elon Musk Sugere Sanções a Alexandre de Moraes

O empresário Elon Musk voltou a fazer críticas ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, sugerindo que ele possa estar tentando ocultar bens nos Estados Unidos.


Foto: InfoMoney

O empresário Elon Musk voltou a fazer críticas ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, sugerindo que ele possa estar tentando ocultar bens nos Estados Unidos. Em publicações na rede social X, da qual é dono, Musk levantou a possibilidade de aplicação de sanções contra o magistrado e questionou se ele possui ativos no país.

“Parece que ele está tentando esconder seus bens”, escreveu Musk ao compartilhar uma publicação sobre o processo movido pela empresa de mídia de Donald Trump e pela plataforma de vídeos Rumble contra Moraes. O bilionário também perguntou: “O juiz Moraes acabou de tirar seu dinheiro dos EUA?”.

A postagem mencionada por Musk destacou que o ministro do STF enfrenta duas ações judiciais nos Estados Unidos devido a suas decisões envolvendo plataformas tecnológicas e supostas medidas de censura. “Com processos judiciais aumentando devido à sua repressão às plataformas de tecnologia e decisões pró-censura, Moraes agora enfrenta duas batalhas judiciais nos EUA, onde ele pode ser forçado a comparecer pessoalmente. Se ele se recusar, corre o risco de ser julgado à revelia. Sua repentina retirada financeira levanta questões: ele está tentando proteger sua riqueza antes de um grande confronto com o sistema jurídico dos EUA?”, apontava a publicação compartilhada por Musk.

O empresário também interagiu com uma explicação do comunicador brasileiro Paulo Figueiredo, crítico das decisões de Moraes, sobre possíveis sanções ao magistrado. “Ele não precisa ter [propriedade nos Estados Unidos]. Uma vez que ele seja incluído na lista SDN do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros, todas as instituições financeiras imediatamente fecham a conta bancária dele, inclusive no Brasil, para que não sejam alvo de sanções secundárias. O presidente Trump pode fazer isso a qualquer momento, a seu critério, através da Lei Magnitsky”, afirmou Figueiredo.

Diante da explicação, Musk reagiu com um breve comentário: “Interessante”. A sigla SDN (Specially Designated Nationals) se refere a uma lista do Departamento do Tesouro dos EUA que bloqueia ativos e impede qualquer transação financeira com indivíduos ou entidades nela incluídos. A inclusão na lista é considerada uma espécie de “pena de morte financeira”, já que restringe o acesso ao sistema bancário internacional.

A discussão sobre possíveis sanções teve início após o influenciador Mario Nawfal compartilhar um trecho de uma fala de Moraes, durante uma aula magna na Faculdade de Direito da USP, na qual ele associou big techs à “ideologia fascista”. Musk também interagiu com uma postagem de Nawfal que questionava se Moraes teria retirado dinheiro dos EUA, respondendo: “Parece que ele está tentando esconder seus ativos”.

 

GAZETA BRASIL

Ciência E Tecnologia Destaques Capa Tag Elon Musk Moraes Sanções

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!