Em Chapada dos Guimarães, feriado da Proclamação da República (15) tem 90% de chance de chuva
A pesar do começo com temperaturas amenas, as próximas semanas de novembro chegam com alertas de baixa umidade e altas temperaturas em Mato Grosso. De acordo com o Instituto de Nacional de Meteorologia (Inmet), a máxima no estado pode chegar a 39°C, com a umidade relativa do ar oscilando entre 30% e 50% até a próxima quinta-feira (10), visto que o final de semana será de chuva, com probabilidade de 63%.
Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cpetec – Inpe), as máximas em Cuiabá podem atingir 34°C até o feriado do dia da Proclamação da República, na próxima terça-feira (15). Ainda com as altas temperaturas, as chuvas começam na sexta-feira (11) e aumentam até o meio da próxima semana.
Além da capital, as cidades de Cáceres, Tangará da Serra, Sapezal, Barra do Bugres e Poconé também estão na região de alerta para perigo de baixa umidade. Já Rondonópolis, Jaciara, Lucas do Rio Verde e Primavera do Leste estão na faixa de alerta para perigo potencial.
No caso de Chapada do Guimarães, a previsão indica chuvas de sexta-feira (11) até a terça-feira (15). Ao norte, em Lucas do Rio Verde, os termômetros podem marcar até 36°C.
Nas regiões de Confresa, Canarana, Matupá e Água Boa, o alerta é de perigo potencial para tempestades. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais recomenda evitar estacionar perto de torres de transmissão e usar aparelhos eletrônicos ligado à tomada.