A secretária de Saúde de Mato Grosso Kelluby de Oliveira antecipou que o Estado deve pedir o retorno do uso de máscaras de proteção para tentar frear a nova escalada de casos de covid-19.
Ao deixar o Palácio Paiaguás nesta terça-feira (22), a chefe da pasta afirmou que o assunto será deliberado durante a reunião do Centro de Operações de Emergências (Coe), prevista para próxima quinta (24).
"Nós solicitamos uma reunião de urgência para quinta-feira e possivelmente virá recomendações da volta do uso de máscara, principalmente nas escolas, permanência de alguns leitos de UTIs e enfermaria. É temerário porque não sabemos o que pode vir", disse.
Ao menos 55 municípios de Mato Grosso integram a classificação de risco de transmissão da Covid-19. De acordo com o painel dos indicadores da Secretaria Estadual de Saúde: um município aparece em classificação de nível alto, 13 em moderado e 41 em baixo.
Os municípios com risco baixo possuem menos de 25 casos da covid-19 por 100 mil pessoas, em 14 dias. Já em nível moderado representa de 25 a 150 casos da doença por 100 mil pessoas, em um período de 14 dias. Em nível alto são 150 a 499 casos por 100 mil pessoas.
No nível muito alto, mais de 500 casos são registrados por 100 mil pessoas. Porém, em Mato Grosso, nenhum município integra essa classificação.
Risco Alto
- Acorizal
Risco Moderado
- Barra do Bugres
- Feliz Natal
- Pontes e Lacerda
- Figueiropolis d`Oeste
- General Carneiro
- Nortelandia
- Conquista d`Oeste
- Cocalinho
- Pontal do Araguaia
- Tangará da Serra
- Barra do Garças
- Paranaíta
- Tesouro