A cada quatro anos, até quem não assiste a jogos de futebol entra no clima para a Copa do Mundo. Seja em casa, no trabalho, em um bar, em família ou com amigos, a hora que o Brasil entra em campo todo mundo está focado na partida. E as emoções são muitas. No entanto, há quem fique mais exaltado e até quem não pode se emocionar muito. Pensando nisso, reunimos aqui dicas de especialistas para o torcedor passar bem a Copa de 2022. Carlos Suaide, médico especialista em doenças cardiológicas do Delboni, lembra que quem é hipertenso deve contar até sete quando a emoção falar mais alto. “O ideal é manter a medicação em dia e tentar controlar bem a respiração com exercícios, como contar até 7, que podem ajudar a manter a calma em momentos de grande estresse”, orienta Suaide. Ele explica que o estresse aumenta a produção de hormônio, como adrenalina. “Isso pode dar sensação de boca seca e coração disparado, além de aumentar a pressão”, afirma.
Não exagerar em alimentos salgados e gordurosos nem se exceder na ingestão de álcool são importantes, segundo Suaide. Já a médica Rosamar Rezende, especialista em hepatologia, gastroenterologia, pede atenção para a ansiedade não levar à compulsão alimentar durante a partida. “O nervosismo e a agitação nestas situações são naturais, mas é preciso buscar outras formas de se acalmar que não estejam relacionadas à alimentação. Comer em excesso traz predisposição à obesidade e gordura no fígado”. Segundo Denise Ayres d"Avila, psicóloga e membro da Doctoralia, alguns cuidados podem ser favoráveis nessa época do ano. “Não supervalorize os resultados, pense nos jogos como uma oportunidade de confraternizar entre amigos. Se perceber efeitos físicos de ansiedade, como sudorese excessiva, respiração curta e coração acelerado, são sinais de alerta. Dê uma volta, procure respirar lentamente, concentre-se na sua respiração. E não se esqueça, o jogo acaba e sua vida continua”, afirma.
Já que gritar em meio aos jogos da Copa do Mundo é inevitável, Arthur Conegundes, especialista em voz, fala sobre alguns cuidados, principalmente com aqueles que trabalham com a voz, como por exemplo: cantores, professores, palestrantes. “Quando gritamos, corremos o risco de gerar lesões, portanto é importante estarmos protegidos para isso. O consumo de água ao longo do dia é um ponto indispensável para hidratar a prega vocal, além disso, após um longo dia de euforia, o descanso é necessário para se recuperar da possível rouquidão”, afirma. Na hora do intervalo, depois de ficar 45 minutos sentado, que tal se espreguiçar? O profissional de educação física e influenciador Aurélio Alfieri ensina: o intervalo do jogo é uma ótima oportunidade de se levantar, ir ao banheiro, buscar uma água, fazer alongamento e se espreguiçar. Isso é o mínimo”, recomenda.
Pintar o rosto também vale, mas que seja feito com produto adequado. A dermatologista Adriana Vilarinho, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Academia Americana de Dermatologia (AAD), alerta que produtos não específicos para pintura facial e não dermatologicamente testados podem gerar alergias e irritações na pele e nos olhos. Os sinais como ardência, vermelhidão e ressecamento podem surgir desde o primeiro momento da aplicação ou até horas depois. A boa notícia é que existem itens específicos para este fim, que são dermatologicamente testados para pinturas faciais, inclusive em versões hipoalergênicas, que podem ser utilizadas em pessoas com peles sensíveis e até crianças. “São as tintas à base de água que são menos agressivas e mais facilmente retiradas, por isso são uma opção mais segura”, avisa Adriana Vilarinho.
A capital paulista recebe a exposição inédita e imersiva “Um Olhar Delicado sobre a Psoríase Pustulosa Generalizada” entre os dias 25 e 27 de novembro, a partir das 10 horas, no Shopping Eldorado. A iniciativa da Boehringer Ingelheim e da Sociedade Brasileira de Dermatologia faz parte da campanha “PPG é Rara e Única”, movimento de conscientização sobre um tipo raro e grave da psoríase. A ação quer chamar a atenção para as características dessa doença dermatológica. Há vídeos numa verdadeira exposição multissensorial. Essa doença de pele não contagiosa se caracteriza principalmente por crises que são determinadas pelo surgimento de pequenas bolhas de pus, também chamadas de pústulas, que geralmente se manifestam repentinamente, e logo se espalham por uma grande extensão do corpo. Coube ao artista plástico carioca Pedro Varela transformar relatos de paciente em arte, por meio de obras em aquarela, sua técnica mais explorada. Em telas coloridas, a PPG será retratada sob uma perspectiva sensível, distinta e única.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou a nova indicação do medicamento trastuzumabe deruxtecana, fruto de uma aliança global entre a farmacêutica japonesa Daiichi Sankyo e a AstraZeneca, para pacientes adultos com câncer de mama metastático ou no cenário metastático ou que desenvolveram recorrência da doença durante ou dentro de 6 meses após a conclusão de quimioterapia adjuvante – e que até então não eram elegíveis ao tratamento. Com essa nova indicação, a população de pacientes com câncer de mama que poderá se beneficiar do tratamento com trastuzumabe deruxtecana passa de 15% para 60%. Lembrando que somente o médico é quem deve indicar a melhor opção ou troca de tratamento!
O exame PSA sozinho é capaz de verificar se há doença na próstata? Não, isso é mito. “Utilizado para avaliar se o PSA (Antígeno Prostático Específico) está normal ou elevado, o teste é complementar ao exame de toque. Portanto, apenas a análise PSA não basta para diagnosticar doenças na glândula”, esclarece Gustavo Campana, vice-presidente médico de Análises Clínicas do Grupo Alliar.
Dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) indicam que em 2021 foram 61 mil procedimentos para levantamento de bumbum. No Google, a sigla “BBL” foi pesquisada cerca de 200 mil vezes por mês, entre janeiro e maio de 2021. No período de janeiro até setembro deste ano, o termo “Brazilian Butt Lift” teve mais de 113 mil acessos. Criador do método “Brazilian Beauty Butt Lifting”, o médico Ivan Rollemberg conta que viu um crescimento de mais de 400% no número de mulheres que procuram uma melhor definição na região das nádegas. A técnica promove uma harmonização da região. Para isso, ele associa técnicas e procedimentos com ácido hialurônico, bioestimuladores de colágeno, esvaziadores de gordura.
Você já sentiu coceira no couro cabeludo? Isso não pode ser aceito como algo comum. Luciana Passoni, médica tricologista e especialista em transplante capilar, lista que a coceira no couro cabeludo pode ser causada por inúmeros fatores, tais como: como ansiedade, estresse, infecções fúngicas, dermatite seborreica, piolhos ou alergias, podendo ser acompanhada de outros sintomas como vermelhidão, sensibilidade, descamação ou irritação da pele. Fique atento.