A secretária de Estado de Saúde Kelluby de Oliveira vai notificar as prefeituras de Mato Grosso para que retomem o uso de máscaras faciais em ambientes fechados por conta da alta de casos da Covid-19 no Estado.
A secretária apontou que a recomendação foi discutida em reunião por meio do Centro de Operações em Emergência em Saúde Pública (COE) na semana passada.
A ata deverá sair ainda nesta semana e uma recomendação oficial deverá ser feita aos municípios.
"Não é uma determinação, é um recomendação, porque isso é competência é dos municípios. Então, prevendo que os leitos estão mínimos, o Município deve avaliar e determinar a volta do uso da máscara ou não. Eu acho pertinente a avaliação do Município", afirmou a secretária à imprensa nesta terça-feira (29).
A competência para lançar atos sobre medidas contra a Covid-19 é dos gestores municipais, segundo um entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) feito durante a pandemia.
Segundo dados da SES, nove municípios de Mato Grosso estão com risco alto de transmissão do vírus. São eles: Conquista d'Oeste, Acorizal, Novo Santo Antônio, Porto dos Gaúchos, Pontes e Lacerda, Nova Xavantina, Carlina, Serra Nova Dourada e Cocalinho.