Moscou não está planejando reconhecer um teto de preço imposto pelo Ocidente nas exportações de petróleo russo por via marítima, informou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, neste sábado (3), acrescentando que o governo está atualmente realizando uma revisão da situação.
“Agora estamos analisando”, disse Peskov aos jornalistas. “Alguma preparação foi realizada para tal teto. Não aceitaremos esse teto e daremos mais informações sobre como o trabalho será organizado após a revisão.”
Na sexta-feira, a UE finalmente concordou em limitar o preço do petróleo bruto russo a US$ 60 por barril, proposto pelos EUA e apoiado pelo Grupo dos Sete em setembro. A medida abre caminho para a aprovação oficial da medida no fim de semana.
O limite, que visa sancionar ainda mais Moscou sobre a operação militar na Ucrânia, proibirá as empresas ocidentais de segurar ou financiar embarcações que transportem petróleo russo, a menos que a carga seja comprada no nível de preço artificial ou abaixo dele. Está programado para entrar em vigor em 5 de dezembro ou “muito em breve”.