Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

DADOS DO IBGE

Número de médicos e enfermeiros em MT é abaixo do ideal; cenário é pior no interior

População sofre com a concentração nos grandes centros e falta de profissionais qualificados no interior


O número de médicos e de enfermeiros em Mato Grosso está bem abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O Estado tem o índice de 14,9 médicos a cada 10 mil habitantes, o mais baixo da região Centro-Oeste. Já a taxa de enfermeiros é de 15,8 a cada 10 mil, a segunda mais baixa da região. O índice recomendado pela OMS é de 50 médicos e 27 enfermeiros para cada 10 mil pessoas.

Além do baixo índice de profissionais, a população sofre com a concentração deles nos grandes centros e falta de profissionais qualificados no interior do estado.

Segundo os dados do IBGE, Mato Grosso tem ocupado o último lugar do Centro-Oeste há pelo menos últimos cinco anos. Em 2021, o índice foi de 15,7 em Goiás; 17,3 em Mato Grosso do Sul; e 28,7, o dobro, no Distrito Federal.

esar dessa taxa ter crescido 30% nos últimos cinco anos, o número ainda é insuficiente, principalmente no interior do Estado. O presidente do Sindicato dos Médicos de Mato Grosso (Sindimed), Adeildo Lucena, afirma que na Capital esse índice é quase o dobro e que o grande problema enfrentado hoje é justamente a concentração desses profissionais nos grandes centros e a falta de médicos qualificados no interior.

RD NEWS

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!