O presidente fala em evento com sindicalistas, para instalar grupo de trabalho para discussão da Política de Valorização do Salário Mínimo
Em cerimônia com a participação de sindicalistas nesta quarta-feira (18), o presidente Lula (PT) disse que trabalhadores de aplicativos não são empreendedores. Anteriormente, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, comparou as condições de trabalho de entregadores de plataformas com o regime de escravidão.
Lula criticou ações do governo de Jair Bolsonaro, como a Carteira Verde e Amarela, entre outras, que, segundo ele, destruíram o conjunto de proteção dos trabalhadores. "O que cresceu foi o trabalho avulso, o trabalho por conta própria, o bico", disse o presidente, em referência aos índices de desemprego apresentado pelo ex-ministro da Economia Paulo Guedes.
No entanto, Lula admitiu que houve mudanças nas relações de emprego e trabalho e que as forças sindicais precisam se reinventar. "Por isso, vamos criar uma comissão de negociação primeiro com sindicatos, com governo e com empresários", disse.