Kim Kataguiri tem planos de transformar movimento em partido político para disputar eleições.
O deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP) disse em entrevista ao Flow Podcast que o Movimento Brasil Livre (MBL) pretende lançar Danilo Gentili como candidato à Presidência do Brasil em 2026.
Segundo o parlamentar, a ideia é transformar o MBL em um partido político de direita a fim de que o apresentador tenha uma sigla para se candidatar ao Palácio do Planalto.
Para criação de novas legendas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) exige 500 mil assinaturas distribuídas em pelo menos nove estados da federação.
"A gente tem defendido e vamos construir para 2026 a candidatura do Danilo Gentili e ele vai disputar", disse o congressista ao comentar sobre o cenário do próximo pleito presidencial.
Ao ser confrontado pelo apresentador Igor Coelho, o Igor 3K, de que o Brasil poderia se assemelhar à Ucrânia, visto que Volodymyr Zelensky é humorista, o deputado destacou que o ex-presidente americano Ronald Reagan também saiu das telinhas para se tornar chefe da Casa Branca em 1981.
O MBL foi criado em 2014, mas ganhou notoriedade no ano seguinte ao organizar atos que pediam o impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT), o que acabou acontecendo em 2016.
Em 2018, no segundo turno, o movimento declarou apoio a Jair Bolsonaro (PL) na disputa contra Fernando Haddad (PT). Logo após essa breve aproximação, ainda no primeiro ano de mandato, o MBL passou a criticar medidas do governo e, posteriormente, mobilizou manifestações nas ruas contra Bolsonaro.