O presidente Lula (PT) disse que pretende reavaliar a autonomia do Banco Central após o fim do mandato de Campos Neto à frente da instituição. Em entrevista à Rede TV na noite de segunda-feira (2), Lula criticou a atual taxa de juros de 13,75%, dizendo que "vai cobrar" o Banco Central pelo nÃvel da Selic.
"Quero saber do que serviu a independência do Banco Central. Eu vou esperar esse cidadão [Campos Neto] terminar o mandato dele para fazermos uma avaliação do que significou o banco central independente", disse Lula.
"Eu acho que pode, mas? quero dizer que isso é irrelevante para mim. Isso é irrelevante, não está na minha pauta. O que está na pauta é a questão da taxa de juros", afirmou o presidente.
Na entrevista, Lula disse ainda que "não existe nenhuma razão para a taxa de juros chegar a 13,75%". "O que tá na pauta é a questão da taxa de juros. Outro dia eu me queixei que eles fizeram uma meta de inflação de 3,7%. Quando se faz uma meta dessas, você está exagerando numa promessa que você tem que arrochar pra cumprir. Eu estou dizendo que o Brasil não precisava disso. Ora, esse paÃs com 4% de inflação, com a economia crescendo, esse paÃs vai embora, cresce. (?) Então, ele (Campos Neto) quer chegar à inflação padrão europeu? Não. Nós temos que chegar à inflação padrão Brasil", disse o mandatário.
GAZETA BRASIL