Em entrevista à Folha de S. Paulo divulgada nesta quinta-feira (09), a governadora em exercício do DF, Celina Leão (PP), disse que o Governo Lula (PT) também cometeu erros na área de segurança e inteligência nos atos do dia 8 de Janeiro.
“Todo o ônus veio para nós [do DF]. [Mas] Você tem falhas no GSI [Gabinete de Segurança Institucional] do Palácio [do Planalto]. Você tem falhas em vários locais. Falhas da própria inteligência de outros Poderes, entendeu? Então não aconteceu só conosco, aconteceu de forma generalizada. Mas quem foi mais penalizado com certeza foi o governo do DF”, afirmou Leão na conversa.
“O Palácio do Planalto dispensou todo mundo. As portas [foram] abertas. Isso não é responsabilidade da Polícia Militar. Mesmo com todo o vandalismo e a quebradeira que aconteceu, foi a Polícia Militar que restituiu os Poderes. Eu fiquei com 51 homens feridos. Não foi o Exército que restituiu. Foi a Polícia Militar do DF, com toda a dificuldade, com todo o apagão que aconteceu na segurança pública. Essa tentativa de quebrar patrimônio, não vai quebrar as instituições. Elas estão de pé”, disse a governadora ao apontar as falhas.
Celina Leão assumiu o governo do DF após o afastamento de Ibaneis Rocha (MDB), que ocorreu por suspeita de omissão diante dos atos de vandalismo.