O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou em Washington, nos Estados Unidos, por volta de 18h50 (horário de Brasília) nesta quinta-feira (9). O mandatário vai se encontrar amanhã com o presidente americano, Joe Biden.
Segundo o Itamaraty, no encontro devem ser debatidos temas como a defesa da democracia, o combate à fome e à pobreza e ampliação das relações comerciais. Em 2022, os dois países negociaram mais de R$ 450 bilhões.
Acompanham Lula a primeira-dama, Janja, além dos ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Fernando Haddad (Economia), Marina Silva (Meio Ambiente) e Anielle Franco (Igualdade Racial). O embaixador e assessor da Presidência, Celso Amorim, e o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa, também viajaram para Washington.
O petista vai tentar conseguir mais recursos para a área ambiental, listando as atitudes já tomadas pelo governo nesse último mês de atuação, como a expulsão dos garimpeiros de terras indígenas.
Lula está hospedado na Blair House, uma mansão localizada próximo à Casa Branca. A residência também é chamada de “casa de hóspedes do presidente” dos EUA.