Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

empreiteiros

Turquia prende empreiteiros para investigar desabamento dos prédios


Autoridades da Turquia detiveram ou emitiram mandados de prisão para cerca de 130 pessoas supostamente envolvidas na construção de prédios que desabaram e mataram milhares de pessoas.

O número de mortos nos terremotos até a manhã deste domingo (12) era de 29.000 – com mais de 80.000 feridos – e certamente aumentará à medida que os corpos continuarem surgindo.

Como o desespero também gerou revolta nos esforços de resgate agonizantemente lentos, o foco se voltou para quem é o culpado por não preparar melhor as pessoas na região propensa a terremotos que inclui uma área da Síria que já sofria com anos de guerra civil.

Embora a Turquia tenha, no papel, normas de construção que atendem aos padrões atuais de engenharia sísmica, eles raramente são aplicados, explicando por que milhares de prédios caíram de lado ou desabaram sobre os residentes.

O vice-presidente turco Fuat Oktay disse na noite de sábado que mandados foram emitidos para prisão de 131 pessoas suspeitas de serem responsáveis ??por prédios desabados.

O ministro da Justiça da Turquia prometeu punir qualquer um dos responsáveis, e os promotores começaram a coletar amostras de edifícios para evidências dos materiais usados ??nas construções. Os terremotos foram fortes, mas vítimas, especialistas e pessoas em toda a Turquia estão culpando a má construção por multiplicar a devastação.

Autoridades prenderam duas pessoas na província de Gaziantep no domingo, suspeitas de terem derrubado colunas para abrir espaço extra em um prédio que desabou, informou a agência estatal Anadolu.

Um dia antes, o Ministério da Justiça da Turquia anunciou a criação planejada de escritórios de “Investigação de Crimes de Terremoto”. As agências teriam como objetivo identificar empreiteiros e outros responsáveis ??por obras de construção, reunir evidências, instruir especialistas, incluindo arquitetos, geólogos e engenheiros, e verificar licenças de construção e licenças de ocupação.

Um empreiteiro foi detido pelas autoridades na sexta-feira no aeroporto de Istambul antes de embarcar em um voo para fora do país. Ele era o empreiteiro de um prédio de luxo de 12 andares na cidade histórica de Antakya, na província de Hatay, cujo desabamento deixou um número imensurável de mortos.

As prisões podem ajudar a direcionar a raiva do público contra construtores e empreiteiros, desviando a atenção das autoridades locais e estaduais que permitiram que as construções aparentemente abaixo do padrão continuassem. O governo do presidente turco Recep Tayyip Erdogan, já sobrecarregado por uma crise econômica e alta inflação, enfrenta eleições parlamentares e presidenciais em maio.

 

Com informações da Anadolu, AFP e AP

GAZETA BRASIL

Destaques Empreiteiros Prédios

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!