“A Coreia do Norte dispara um míssil balístico não identificado [no] Mar do Leste”, disse o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul, referindo-se ao corpo de água também conhecido como Mar do Japão.
O porta-voz do governo japonês, Hirokazu Matsuno, disse mais tarde a repórteres que a Coreia do Norte disparou um “míssil balístico da classe ICBM” para o leste, referindo-se a mísseis balísticos intercontinentais de longo alcance que Pyongyang tem testado cada vez mais. O míssil viajou cerca de 900 km (560 milhas), atingindo uma altitude máxima de 5.700 km (3.542 milhas), disse ele.
O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, disse que o míssil parece ter caído “dentro da ZEE do Japão (zona econômica exclusiva), a oeste de Hokkaido”.
“É uma provocação crescente contra a comunidade internacional como um todo e, naturalmente, apresentamos um protesto severo contra isso”, acrescentou.
Autoridades japonesas disseram que não houve relatos de danos a navios ou aviões.
Enquanto isso, autoridades sul-coreanas disseram que o “suposto míssil de longo alcance ” foi lançado da área de Sunan, perto de Pyongyang. Sunan é o local do Aeroporto Internacional de Pyongyang, onde a Coreia do Norte realizou a maioria de seus recentes testes de ICBM.
O lançamento ocorreu um dia depois que o Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Norte ameaçou tomar uma ação forte “sem precedentes” contra a Coreia do Sul depois que anunciou exercícios militares planejados.