A Polônia entregou seu primeiro lote de tanques Leopard 2 para a Ucrânia, anunciou o primeiro-ministro polonês Mateusz Morawiecki durante uma visita a Kiev nesta sexta-feira (24).
“Vim aqui não só com uma palavra de apoio. A Polônia, como o primeiro país europeu, entrega simbolicamente a você, [presidente ucraniano Volodymyr Zelensky], os primeiros quatro tanques Leopard poloneses”, disse Morawiecki, por sua conta oficial no Twitter. “Vamos entregar mais e instar nossos parceiros da UE e da OTAN a fazer o mesmo.”
Varsóvia, que prometeu fornecer à Ucrânia 14 tanques Leopard 2, foi uma figura-chave na campanha de pressão sobre Berlim no mês passado para permitir a transferência dos tanques de fabricação alemã para a Ucrânia.
A Alemanha finalmente concordou em aprovar os pedidos de outros países para enviar os tanques Leopard para a Ucrânia no final de janeiro e prometeu também enviar 14 de seus próprios tanques. Os EUA logo seguiram o exemplo de Berlim, anunciando que enviariam 31 tanques Abrams para a Ucrânia.
A visita de Morawiecki a Kiev e a entrega dos primeiros quatro tanques Leopard acontecem em um momento simbólico, já que a guerra Rússia-Ucrânia completa um ano.
“De acordo com os planos do [presidente russo Vladimir] Putin, 24 de fevereiro de 2022 deveria ser o fim da [Ucrânia]”, disse Morawiecki, por seu Twitter. “Mas a Ucrânia nasceu de novo.”
“Hoje Kiev é a capital da liberdade”, acrescentou. “É a fortaleza mais oriental da Europa livre. Após 365 dias, todos podem ver que a Ucrânia também é o coração dos valores europeus”.