O juiz Eduardo Fernando Appio, que assumiu a 13ª Vara Federal de Curitiba no dia 7 de fevereiro, e herdou os processos da Lava Jato no Paraná, teria adotado a sigla “LUL22” como identificação eletrônica no sistema da Justiça do Paraná, o E-proc, entre 2021 e o início deste ano. A informação é do jornal O Globo, que afirma ter tido acesso a imagens obtidas por captura de tela do ambiente virtual da Justiça do Paraná.
“LUL22” faz referência à campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Segundo dados do site do Tribunal Superior Eleitoral, ele teria repassado R$ 13 para a campanha de Lula no dia 25 de setembro.
Os dados mostram que a transferência foi realizada em 25 de setembro do último ano por meio de financiamento coletivo feito pela plataforma Uma a Mais. No total, foram doados R$32.964,36.
Em resposta ao jornal O Globo, o juiz disse, via-email, que não comentaria o caso por uma questão de segurança cibernética, mas assegurou que não tem vínculo ideológico ou partidário com o atual presidente.
“Nunca fui vinculado a nenhum partido político e meu objetivo é resgatar a credibilidade e isenção total no trabalho, bem como assegurar que a operação LAVAJATO não morra por inanição (ou mesmo inação)”, afirmou Appio ao veículo.