O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, afirmou nesta terça-feira (07) que a regulação das redes sociais é “medida fundamental”. As declarações aconteceram durante um evento em comemoração aos 30 anos da AGU, órgão já comandou durante o Governo FHC.
Gilmar disse ainda que o país deve aproveitar a janela de oportunidade após os atos de 8 de Janeiro para discutir o tema.
De acordo com o ministro do STF, a discussão sobre o assunto é a “mãe de todas as batalhas” envolvendo a difusão de “discursos de ódio” e “desinformação” nas plataformas.
Gilmar disse também que o debate deve ser feito de forma “muito tranquila” e “ponderada”. “É uma questão fundamental e é fundamental que nós aproveitemos a janela de oportunidade que o 8 de janeiro nos abriu para discutirmos com absoluta franqueza, absoluta sinceridade, a necessidade de mudança na legislação”, afirmou.
O ministro do STF também disse, sem citar nomes, que “não faz muito tempo” que o Brasil viveu a situação de pessoas saudando o regime militar e defendendo o AI-5.
“Alguns pregando como ouvimos até recentemente, em um grave erro, várias partes a intervenção militar a partir das portas dos quartéis. Uma grande e inusitada confusão foi criada, e isso precisa ser olhado. E combatido”, afirmou Gilmar.
“Não só esses zumbis ou parte deles que estavam em frente aos quartéis, mas também pessoas que estavam os utilizando e manipulando”, completou o ministro.