É a primeira vez que Ma aparece publicamente na China desde o ano passado. Ma tem viajado para fora da China nos últimos meses e foi vista na Espanha , Japão e Tailândia.
O reaparecimento de Ma ocorre após uma intensa repressão a seu império que começou no final de 2020, quando o Ant Group, a empresa de tecnologia financeira do bilionário, foi forçado a arquivar sua enorme listagem em Hong Kong e Xangai. Ma fez comentários que pareciam críticos ao regulador financeiro da China antes do cancelamento da listagem.
Depois disso, Pequim endureceu as regulamentações do setor doméstico. A Alibaba, empresa fundada por Ma, foi multada em US$ 2,6 bilhões em 2021 .
O Ant Group está passando por reformas sob a supervisão do banco central da China para cumprir os regulamentos, enquanto Ma está desistindo lentamente do controle da fintech .
O endurecimento das regras da China no setor de tecnologia alimentou os temores dos investidores de que o presidente Xi Jinping estivesse se voltando contra a iniciativa privada e os empresários.
Mas a China enfrentou um fraco crescimento econômico no ano passado devido à sua agora descartada política de Covid zero. Enquanto isso, Pequim trabalhou para revigorar a economia. Permitir que Ma volte ao redil pode ser um reconhecimento de Pequim de que precisa de empresas privadas para fazer isso.