Informação foi repassada por Mauro Mendes nesta quinta-feira
O governador Mauro Mendes (União) anunciou no Podcast MT Conectado, na manhã desta quinta-feira (6) que a convocação dos 980 aprovados no concurso da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) ocorrerá no próximo dia 17 de abril. Ao todo serão convocados 515 soltados para a Polícia Militar, além de 180 investigadores para a Polícia Judiciária Civil (PJC).
Os agentes, que realizaram concurso público de cadastro de reserva, no ano passado, serão convocados por ordem de classificação. No total, 66 mil pessoas se inscreveram no certame. O concurso foi organizado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e teve seu resultado homologado no final de 2022.
"Nós vamos publicar no dia 17 o edital de convocação. Vai sair os nomes dos 515 soldados da Polícia Militar, do Bombeiros, da Polícia Civil . Já a partir do dia 24 até o dia 19 de maio eles terão o prazo para entregar os documentos. Terminado esse prazo, tem a analise dos documentos, onde uma investigação social é feita, se tiver uma impugnação tem que ter um prazo para que as pessoas possam prestar esclarecimentos e se defender e a nomeação ocorre em seguida", explicou o governador.
Mendes acredita que entre o final de junho e até o começo de julho já estarão todos nomeados e iniciando as academias para os devidos treinamentos. No início desta semana, existiram rumos de que o governador poderia adiar a convocação diante da queda na arrecadação do Estado. No entanto, ele optou por reforçar o combate à violência.
Na última sexta-feira (31), o secretário de Segurança Pública, coronel César Roveri, destacou que a escolha do quantitativo ocorreu de forma técnica, com base nos relatórios da Secretaria de Estado de Segurança Pública e da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão.