Ainda assim, arriscando ser presa por desafiar o código de vestimenta obrigatório, as mulheres ainda são amplamente vistas sem véu em shoppings, restaurantes, lojas e ruas de todo o país. Vídeos de mulheres sem véu resistindo à polícia moral inundaram as redes sociais.
A declaração da polícia de sábado pediu aos proprietários de empresas que “monitorem seriamente a observância das normas sociais com suas inspeções diligentes”.
Sob a lei iraniana, imposta após a revolução de 1979, as mulheres são obrigadas a cobrir o cabelo e usar roupas largas e largas para disfarçar suas silhuetas. Os infratores enfrentaram repreensão pública, multas ou prisão.
Descrevendo o véu como “uma das fundações civilizacionais da nação iraniana” e “um dos princípios práticos da República Islâmica”, uma declaração do Ministério do Interior disse em 30 de março que não haveria recuo sobre o assunto.
Exortou os cidadãos a confrontar as mulheres sem véu. Essas diretrizes nas últimas décadas encorajaram os linha-dura a atacar as mulheres. Na semana passada, um vídeo viral mostrou um homem jogando iogurte em duas mulheres sem véu em uma loja.
FONTE : AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS