Ex-presidente da República articula eleição em estados nos quais obteve expressiva votação
O ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) declarou a aliados que pode disputar as eleições, em 2026, ao Senado de Mato Grosso. A informação foi publicada no domingo (16) pelo jornal Folha de S.Paulo.
Conforme a reportagem, a ideia de Bolsonaro é ser candidatos em estados em que seu nome é forte por conta da expressiva votação nas eleições de 2022, o que inclui Mato Grosso, Rondônia e Distrito Federal.
Não haveria dificuldades dentro do PL, pois o senador Wellington Fagundes não disputará as eleições em 2026.
No segundo turno das eleições presidenciais de 2022, Bolsonaro obteve em Mato Grosso 65,08% dos votos válidos, o que correspondeu a 1.216.730 milhão de votos. O petista e atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva somou 652.786 mil votos.
Ao mesmo tempo em que avalia transferir o domicílio eleitoral, Bolsonaro lida com ações no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que pode torná-lo inelegível. Uma ação do PDT, que conta com parecer favorável do Ministério Público, diz que Bolsonaro utilizou indevidamente o mandato de presidente da República para convocar 70 embaixadores com o intuito de questionar as eleições.