A marca possui mais de 8.500 patentes de produtos domésticos e designs funcionais.
A Tupperware, fabricante de recipientes para armazenamento de alimentos, sinaliza que pode falir a menos que retome acesso a novas linhas de crédito.
Marca forte no Brasil, a empresa americana chega aos seus 77 anos com "dúvidas substanciais sobre sua capacidade de continuar operando", conforme comunicado emitido pela companhia.
Apesar de ser a "queridinha" das donas de casa, que correspondem a um público mais ativo e adulto, a Tupperware tem dedicado seus últimos anos na tentativa de atrair o público mais jovem. A estratégia, no entanto, não foi capaz de segurar a baixa nas vendas.
No último dia 10 de abril, as ações da empresa desabaram quase 50% — registrando uma derrapagem expressiva e preocupante. No dia seguinte, apesar dos danos, a companhia conseguiu se recuperar.
O fenômeno da marca TupperWare se consolidou nas décadas de 1950 e 1960. À época, existia uma cultura massiva de difundir os produtos através de reuniões em residências e condomínios. O que antes era apenas uma tradição americana, chegou ao Brasil com muita força.
Certamente, muitos brasileiros devem recordar de alguns anos atrás, quando mães, tias, avós, amigos e vizinhos se reuniam na comunidade para receber revistas atualizadas com lançamentos da TupperWare. O encontro foi crescendo cada vez mais, até se transformar em um "point" de vendas dos acessórios domésticos.
Apesar de estar no vermelho, a Tupperware segue com um forte time de funcionários, incluindo prestadores de vendas diretas — que recebem por meio de uma comissão. A atuação também se adaptou ao setor digitai, com um amplo catálogo disponibilizado em seu site, que também exerce vendas online.
Ainda assim, diante de um cenário de turbulência, uma série de medidas foram adotadas. Uma das implementações foi firmar parceria com a rede de varejo americana Target. Pouco tempo depois, o modelo foi estendido para outras redes varejistas em todo o mundo.
Outra ação aplicada foi a ampliação das linhas de produtos culinários, diversificando tudo aquilo que já era consolidado nos cardápios. A partir disso, surgiram diversos outros compartimentos domésticos.
Em comunicado recente, a Tupperware informou que suas ações correm o risco de não mais integrarem a Bolsa de Valores de Nova York, visto que que a empresa possui pendências no envio do relatório anual. O relatório é fator indispensável para as companhias que estão na listagem.
A nota considera também que será preciso renegociar seus empréstimos, levando em consideração as dificuldades em torno dos juros altos, como também as várias tentativas de restabelecimento dos negócios.
A empresa destaca, por fim, que prevê "não ter liquidez adequada no curto prazo", reiterando que "há dúvidas substanciais sobre sua capacidade de continuar operando".