Política Últimas Notícias

Hamas obriga dois reféns fora da lista a testemunhar libertações em Gaza neste sábado

O grupo terrorista Hamas divulgou neste sábado (22) um vídeo mostrando dois reféns israelenses nas imediações do local preparado para a libertação de civis, apesar de seus nomes não estarem na lista acordada para a primeira fase da trégua.

Por Comando da Notícia

22/02/2025 às 22:54:07 - Atualizado há
Foto: Euronews.com

O grupo terrorista Hamas divulgou neste sábado (22) um vídeo mostrando dois reféns israelenses nas imediações do local preparado para a libertação de civis, apesar de seus nomes não estarem na lista acordada para a primeira fase da trégua. A ação gerou forte repúdio do Fórum de Familiares de Reféns.

Nas imagens, Eviatar David e Guy Gilboa-Dalal aparecem chegando de carro a Nuseirat, no centro de Gaza, onde Omer Shem Tov, Eliya Cohen e Omer Wenkert foram libertados do cativeiro na manhã deste sábado, após 505 dias sequestrados. Os amigos não conseguiram conter a emoção ao acompanhar a sequência e pediram ao primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, que continue trabalhando para garantir seu retorno para casa.

Embora o vídeo tenha sido o primeiro sinal de vida de David desde seu sequestro, em 7 de outubro de 2023, e de Gilboa-Dalal, desde junho de 2024, seus familiares repudiaram a iniciativa do Hamas, que consideraram uma “mostra repugnante de crueldade”.

“Eles estão vivos. Esta manhã, eles colocaram ambos na situação mais horrível e perversa em que poderiam estar. Não há limite para o cinismo insano desses monstros. Eu os admiro, meus irmãos”, escreveu Yeela, irmã de David, em suas redes sociais.

O Fórum de Reféns e Familiares Desaparecidos divulgou um comunicado em que classificou o vídeo divulgado pelos terroristas como “perturbador” e exigiu que as autoridades garantam imediatamente a segunda fase da trégua, que permita seu retorno com vida a Israel.

David e Gilboa-Dalal foram “obrigados a ver como libertam três companheiros reféns, enquanto eles permanecem em cativeiro. Este ato calculado de tortura psicológica é uma mostra repugnante de crueldade”, aponta o texto, que lamenta que os amigos, assim como “dezenas de reféns mais, foram tragicamente excluídos desta fase atual” do acordo.

O grupo apelou diretamente a Netanyahu para pedir maiores esforços na próxima etapa. “Já trouxeram muitos para casa, mas agora cada um dos 63 reféns deve ser trazido de volta. Não há tempo para etapas ou atrasos. Cada segundo conta. Nossos entes queridos estão sofrendo, torturados e morrendo nos túneis escuros e sufocantes do Hamas. Não podemos permitir que este pesadelo continue nem mais um dia”, afirmaram.

Neste sábado de manhã, como previsto, foi realizada a sétima entrega de civis israelenses sequestrados pelo Hamas. A lista completa do dia incluiu seis pessoas, das quais uma foi devolvida em particular, duas foram libertadas em Rafah e as três restantes em Nuseirat. Como em ocasiões anteriores, os terroristas montaram um palco com mensagens e uma multidão de palestinos e homens armados se aproximou do local para testemunhar a sequência. Os civis foram obrigados a subir ao palco e saudar o público enquanto seguravam documentos entregues pela formação pró-Irã.

Netanyahu divulgou um comunicado pouco depois, expressando sua alegria pelo retorno dos reféns e garantindo que está trabalhando para resgatar todos os seus compatriotas. “Nossos corações explodem de emoção e abraçamos as famílias. Seu retorno é um momento de alegria e alívio para elas e para o povo judeu. O Governo israelense está comprometido em continuar o trabalho de maneira resoluta para retornar todos os nossos reféns: os vivos com suas famílias e os falecidos para serem enterrados adequadamente em seu país”, afirmou.

Fonte: GAZETA BRASIL
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Comando Geral BG

© 2025 Comando Geral BG - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Comando Geral BG
Acompanhantes de Goiania Deusas Do Luxo