O deputado federal Arthur Lira (PP-AL) leu, na noite desta quarta-feira (26), os requerimentos e deu início aos trâmites para criação de três comissões parlamentares de inquérito. Os líderes partidários devem fazer as indicações dos integrantes para que as CPIs sejam instaladas.
CPI do MST;
CPI das Apostas Esportivas;
CPI das Americanas
Segundo o presidente da Câmara, as CPIs do MST e da Americanas terão 27 membros titulares e 27 suplentes, cada. Enquanto a da manipulação de resultados em partidas de futebol terá 34 membros e 34 suplentes.
O requerimento para a CPI do MST foi protocolado pelo Tenente-Coronel Zucco, com 172 assinaturas. Um dos mais cotados para assumir a relatoria da CPI do MST é o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles (PL-SP).
Já a CPI das Americanas foi protocolada pelo deputado André Fufuca (PP-MA) e contou com apoio de 216 parlamentares.
A CPI sobre manipulação de resultados de partidas de futebol foi protocolada pelo deputado Felipe Carreras (PSB-PE) e tem o apoio de 204 deputados.
Lira realizou a leitura dos pedidos no mesmo dia em que foi criada a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) sobre os atos de vandalismo de 8 de janeiro.