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dominação tecnológica

Papa Francisco adverte sobre dominação tecnológica


Francisco alertou que por vezes o uso da tecnologia pode levar “à falta de limites”, na lógica do “pode-se fazer, logo é lícito”.

“Pensemos também na vontade de colocar a pessoa e suas relações no centro de tudo, mas sim o indivíduo centrado em suas próprias necessidades, ávido de acumular e voraz de apropriar-se da realidade”, criticou o Papa nesta universidade católica.

Mas ele também alertou sobre a consequência de que eles também podem corroer os “laços comunitários”.

“Quantos indivíduos isolados, muito sociais e pouco sociais, recorrem, como num círculo vicioso, aos consolos da tecnologia para preencher o vazio que experimentam ”, apontou.

E embora tenha observado que “não quis gerar pessimismo”, porque “seria contrário à fé que tenho a alegria de professar”, quis chamar a atenção para esta “arrogância de ser e ter” e para “o uso certo de algoritmos que podem representar mais um risco de desestabilização do humano”.

E para ratificar suas advertências, o Papa citou o livro “O Senhor do Mundo” de Robert Benson, que “descreve um futuro dominado pela tecnologia e no qual tudo, em nome do progresso, é padronizado; por toda parte se prega um novo humanismo que suprime as diferenças, anulando a vida dos povos e abolindo as religiões”.

Embora o Papa também tenha indicado que “com a ajuda da ciência não queremos apenas entender, mas também fazer a coisa certa, isto é, construir uma civilização humana e solidária, uma cultura e um ambiente sustentáveis ”.

Referindo-se ao fato de que “a Hungria viu o que aconteceu ser imposto como verdade, mas não deu liberdade”, o Papa falou da transição do comunismo ao consumismo.

“ Em ambos os "ismos" há uma falsa ideia de liberdade ; a do comunismo era uma liberdade forçada, limitada de fora, decidida por outro; a do consumismo é uma liberdade libertina, hedonista, achatada, que nos faz escravos do consumo e das coisas”, afirmou.

Por fim, o Papa defendeu o conhecimento “nunca separado do amor, relacional, humilde e aberto, concreto e comunitário, corajoso e construtivo” e que “é isso que as universidades são chamadas a cultivar e a fé a alimentar”.

GAZETA BRASIL

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