A coroação do rei Charles e da rainha Camilla inicia um fim de semana de festividades e celebrações reais.
Aqui está a que horas tudo está programado para acontecer.
O rei Carlos III se tornará o 40º monarca a ser coroado na igreja, com Guilherme, o Conquistador, dando início à tradição secular no dia de Natal de 1066.
A família real britânica é a única na Europa que ainda realiza coroações.
Embora as coroações sejam eventos tipicamente grandiosos, o Palácio de Buckingham anunciou que a coroação do rei será mais simples e mais curta.
"A coroação refletirá o papel do monarca hoje e olhará para o futuro enquanto está enraizada em tradições e pompas de longa data", disse o palácio em um comunicado.
A cerimônia será conduzida por Justin Welby, o arcebispo de Canterbury – uma função atribuída ao arcebispo desde o início de 1066.
No final do sábado, militares realizarão um sobrevoo de mais de 60 aeronaves da Marinha Real, do Exército Britânico e da Força Aérea Real.
Durante o primeiro elemento da coroação – conhecido como o reconhecimento – o rei Charles será apresentado e anunciado ao povo.
Espera-se que o arcebispo de Canterbury proclame o monarca "o rei indubitável". e diga aos presentes para apoiar seu novo soberano.
Durante a coroação da rainha Elizabeth em 1953, o arcebispo apresentou o falecido real aos quatro cantos da igreja – simbolizando o leste, sul, oeste e norte – enquanto as pessoas gritavam “Deus salve a rainha Elizabeth!”
Um protocolo semelhante é esperado na cerimônia de Charles.
O juramento de coroação envolverá três perguntas feitas ao rei pelo arcebispo de Canterbury.
O Rei colocará sua mão sobre a Bíblia Sagrada e dirá: "As coisas que aqui prometi antes, cumprirei e cumprirei. Então me ajude Deus."
Ele então assinará um juramento comprometendo-se a servir ao povo.
O arcebispo de Canterbury fará uma cruz com óleo sagrado na "testa e em outras partes do corpo do rei para mostrar que o monarca foi escolhido por Deus", segundo o site da Abadia de Westminster .
Para a coroação da falecida rainha , o arcebispo a ungiu, dizendo: "Seja tua cabeça ungida com óleo sagrado: como reis e profetas foram ungidos. E como Salomão foi ungido rei por Zadok, o sacerdote, e Nathan, o profeta, assim sejas ungido, abençoado e consagrado Rei/Rainha sobre os Povos, a quem o Senhor teu Deus te deu para governar e governar."
O voto sagrado não foi filmado na câmera e não foi visto pelos participantes na época – a rainha e o arcebispo estavam cobertos com um dossel para que ninguém o visse passando óleo em seu rosto, peito e mãos.
Segundo o Tesouro, contas mantidas no Arquivo Nacional, o óleo da unção é "uma composição muito grande" de óleos essenciais, bálsamos e espíritos.
Tradicionalmente, o monarca veste um manto cerimonial adornado com veludo escarlate.
Mas tem sido amplamente divulgado que o rei Charles está tentando mudar as coisas para acompanhar os tempos.
Charles vestirá seu uniforme militar para o grande dia em uma tentativa de representar a "monarquia moderna do século 21".
Durante a investidura, espera-se que o Rei seja presenteado com pulseiras de coroação, conhecidas como armillas, que usará na cerimónia.
As pulseiras, que desempenham um papel significativo nas coroações há séculos, representam sinceridade e sabedoria.
Sua Majestade receberá então o orbe, seu anel de coroação e um cetro antes de ser abençoado pelo Arcebispo.
O arcebispo de Canterbury colocará a coroa de Santo Eduardo, que tem mais de 400 anos, na cabeça de Sua Majestade – a primeira e única vez que o monarca usará a coroa de Santo Eduardo, que é feita de ouro maciço e pesa cinco quilos. .
No ano passado, a coroa foi "removida da Torre de Londres para permitir trabalhos de modificação" para caber nas medidas do rei, disse o palácio em um comunicado.
Sua Majestade também usará a Coroa do Estado Imperial durante o serviço de coroação.
O diadema, que contém 444 pedras preciosas compostas por rubis, safiras, granadas e turmalinas, foi usado pela última vez pela mãe de Charles, a rainha Elizabeth II.
Ela o descreveu como "pesado", dizendo à BBC em 2018 : "Você não pode olhar para baixo para ler o discurso, você tem que levantar o discurso. Porque se você o fizesse, seu pescoço quebraria – cairia.
"Portanto, há algumas desvantagens nas coroas, mas, fora isso, são coisas muito importantes", acrescentou ela.
A coroa foi originalmente feita para a coroação do rei Carlos II em 1661 e está guardada em segurança na Torre de Londres.
Espera-se que o rei siga os passos dos monarcas anteriores, sentando-se na cadeira de coroação, também conhecida como cadeira do rei Eduardo.
A famosa peça de mobiliário foi feita por ordem de Eduardo I no século XIV para encerrar a famosa Pedra do Scone.
Ele então passará da cadeira para o trono para a parte final da cerimônia, conhecida como homenagem.
O rei jurará lealdade antes que o arcebispo diga algumas palavras finais.
Ainda não se sabe se o rei vai optar pela forma tradicional de ajoelhar, beijar e tocar a coroa, ou se vai fugir da tradição.
Camilla, 75, será coroada rainha ao lado de seu marido, assim como a mãe da falecida rainha Elizabeth foi em 1937.
Espera-se que o rei dê um aceno de cabeça antes que Camilla seja ungida com óleo sagrado. Ela então terá uma coroa colocada em sua cabeça.
Camilla foi originalmente destinada a herdar o título de princesa após a morte da rainha, no entanto, a falecida monarca expressou seu pedido para que Camilla fosse nomeada rainha consorte.
Após a coroação, "Consort" será retirada de seu título e ela será chamada de Rainha Camilla ou simplesmente, a Rainha.
Depois que o rei e a rainha são coroados, espera-se que Sua Majestade tome a Santa Comunhão antes de ir para trás do altar-mor no santuário de São Eduardo, o Confessor.
Ele então colocará a Coroa do Estado Imperial e seguirá pela Abadia de Westminster carregando o orbe e o cetro.
O Hino Nacional "Deus Salve o Rei" será executado pela congregação enquanto o Rei sai da Abadia – o início oficial de seu reinado que dará início a uma procissão.
Após a cerimônia de coroação, o rei e a rainha viajarão de volta ao Palácio de Buckingham na "Procissão da Coroação".
Charles e Camilla deixarão a Abadia e passarão pela Parliament Street, localizada ao lado do famoso endereço nº 10 da Downing Street, onde mora o primeiro-ministro.
Eles então viajarão ao longo do lado sul da Trafalgar Square, passando pelo Admiralty Arch e descendo o The Mall diretamente em frente ao Palácio de Buckingham, a residência real oficial.
Finalmente, a carruagem passará pelo Portão Central do palácio.
O Rei e a Rainha viajarão no Gold State Coach para a ocasião. Criado para a Rainha Elizabeth II comemorar o 60º aniversário de seu reinado, o coche só foi usado pela falecida Rainha.
Ao retornar, Charles e Camilla receberão uma saudação real e três vivas do pessoal do serviço militar.
De acordo com royal.co.uk , mais de 6.000 homens e mulheres das Forças Armadas do Reino Unido participarão do evento histórico.
Descrito como a maior operação cerimonial militar em 70 anos, o espetáculo contará com a participação de marinheiros, soldados e aviadores de todo o país e da Commonwealth.
Depois de chegar ao palácio, o rei e a rainha serão acompanhados por outros membros da família real para uma aparição na sacada do palácio.
No final do sábado, militares realizarão um sobrevoo de mais de 60 aeronaves da Marinha Real, do Exército Britânico e da Força Aérea Real.
"Estou incrivelmente orgulhoso de nosso brilhante pessoal militar que está se preparando para honrar séculos de tradição militar, saindo às ruas, céus e mares para homenagear nosso novo rei e rainha e marcar a coroação " O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, disse em comunicado.