O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ligou o ex-deputado Daniel Silveira (PTB) à milícia do Rio de Janeiro ao comentar o julgamento na Corte da graça constitucional concedida ao ex-parlamentar.
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ligou o ex-deputado Daniel Silveira (PTB) à milícia do Rio de Janeiro ao comentar o julgamento na Corte da graça constitucional concedida ao ex-parlamentar. Declaração ocorreu durante entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, nesta segunda-feira (8).
“Não, eu acho que não. Acredito que isso faça parte da pluralidade do colegiado, e dessas influências. Eu espero que em um futuro não tão remoto, essas pessoas façam uma avaliação e uma autocrítica, porque estamos discutindo um processo civilizatório. Agora, estamos falando de alguém que vem da milícia do Rio de Janeiro, que ameaça o Supremo há muito tempo”, diz o ministro do STF sobre Daniel Silveira.
Atacar ministros do Supremo, é disso que se estava falando. E é esse sujeito que vem merecer não o indulto convencional, mas a graça nesse sentido", disse Gilmar Mendes.
Na semana passada, o STF formou maioria para considerar inconstitucional o decreto de indulto individual concedido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao ex-deputado federal Daniel Silveira (PTB).
A presidente da Corte, ministra Rosa Weber, relatora do caso, considerou que houve “desvio de finalidade” na iniciativa de Bolsonaro para “beneficiar aliado político de primeira hora, legitimamente condenado” pela Corte.
O ex-deputado está preso desde 2 de fevereiro..