Concursos AÇÃO DO SINDSPEN

Secretário de Segurança é intimado sobre convocação de policiais aprovados em concurso

Decisão do magistrado foi proferido nesta segunda-feira (8).

Por Comando da Notícia

09/05/2023 às 19:07:23 - Atualizado há


Bruno D"Oliveira Marques, juiz da Vara Especializada em Ações Coletivas, deu cinco dias para que o Secretário de Segurança, César Augusto de Camargo Roveri, envie documentação comprobatória com informações sobre o efetivo de policiais penais dentro das unidades prisionais. Decisão do magistrado foi proferido nesta segunda-feira (8).

Bruno ainda determinou que em caso de não cumprimento da decisão judicial, constituirá ato atentatório à dignidade da Justiça, podendo ensejar multa de caráter pessoal ao secretário no valor de R$2 mil reais.

A determinação é fruto da ação impetrada pelo Sindicato dos Servidores Penitenciários de Mato Grosso (Sindspen-MT) que pede ao Governo do Estado a nomeação de candidatos aprovados no concurso público nº01/2016 para o cargo de policiais penais.

Em decisão proferida em abril, o juiz já havia determinado a relação dos candidatos aprovados no concurso e não nomeados e a quantidade de vagas em aberto não apenas para o cargo de policial penal, mas também para todos os cargos que integram a carreira no Sistema Penitenciário, conforme termos do art. 8º da Lei Complementar Estadual nº 389, de 31 de março de 2010.

"Em março o Governador anunciou a convocação de quase mil aprovados nos concursos das forças de segurança do estado, mas nenhum da Polícia Penal. Temos conhecimento que foi elaborado TAC que prevê a convocação dos aprovados no concurso público Nº 01/2016/SEJUDH/25 de novembro de 2016, dentre outras situações, e por isso acionamos o Estado na justiça, para que esses aprovados sejam convocados, em especial para as cidades de Cuiabá e Várzea Grande, em virtude da ampliação das unidades prisionais dessas cidades", pondera o advogado da assessoria jurídica do Sindspen-MT, Fábio Moreira Pereira.

O presidente do Sindspen-MT, Amaury Neves, defendeu que unidades como o Centro de Ressocialização Ahmenon Lemos Dantas estão à beira do caos por conta do baixo efetivo.

"Já houve plantão com apenas três policiais penais responsáveis por mais de 700 reeducandos dentro da unidade, é uma situação absurda de se imaginar. Nós fomos pessoalmente na unidade para acompanhar a real situação, e além do baixo efetivo a estrutura física e os equipamentos não são adequados para um bom funcionamento do local. Como sindicato, estamos cobrando por melhores condições aos servidores do sistema penitenciário", afirmou.
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Comando Geral BG

© 2025 Comando Geral BG - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Comando Geral BG
Acompanhantes de Goiania Deusas Do Luxo