Crescimento do setor impulsiona economia e garante criação de empregos
Desde de 2021, a Prefeitura Municipal de Barra do Garças emitiu mais de mil alvarás de construção e mais de seiscentos Habite-se (certidão que comprova regularidade da construção após o término da obra) no município. A emissão desses documentos comprovam que a cidade está em constante desenvolvimento no setor de construções civis.
O alvará de construção é o documento que autoriza o início de uma construção em determinado local, de acordo com as normas de segurança estabelecidas. Já o Habite-se comprova que a construção foi finalizada dentro dos parâmetros estabelecidos e que o imóvel está apto para ser ocupado.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, José Bispo, o crescente número de emissões de alvarás mostra que o município tem se desenvolvido economicamente. "A construção civil é o setor que mais emprega pessoas no país, e o fato de Barra do Garças ter várias construções em andamento mostra que a economia está girando, que as pessoas estão investindo e que novos empregos estão sendo gerados", disse.
O prefeito, Dr. Adilson, afirma que esses indicativos também são impulsionados pela instalação de novas empresas, o que aumenta ainda mais a projeção de empregos na cidade. "Quando as grandes construções terminarem, os empreendimentos abrirão as portas, contratando novos colaboradores, então é uma dupla geração de emprego", completou.
No setor hoteleiro, está em fase de construção o Ibis Hotel, além de ser mais uma opção para recepcionar turistas, será mais uma empresa que irá gerar oportunidades de trabalho em diversos setores. Já no setor imobiliário, o crescimento é evidente com a construção de novos residenciais e também do primeiro condomínio vertical do município com 28 andares, o Liz Tower Residence.
Essas construções demandam a contratação de mais profissionais para mão de obra e também impulsionam o comércio local. Nos últimos meses, outros empreendimentos como a Oeste Chevrolet, Chocolateria Lugano, Case e Drogasil também se instalaram no município, contribuindo com o desenvolvimento econômico e geração de empregos em Barra do Garças.
Em 2022, Barra do Garças se tornou a sexta cidade do estado que mais gerou empregos formais, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) foram criados 2.149 novos postos de trabalho com carteira assinada.