Uma operação flagrou dois comércios furtando energia na cidade!
Nesta terça-feira, 18, uma nova ação da Operação Energia Limpa foi realizada em Barra do Garças. Dois comércios foram flagrados furtando energia elétrica. A ação de combate ao crime de furto de energia elétrica é realizada pela Energisa e Secretaria de Segurança Pública.
O primeiro ponto de fiscalização foi uma imobiliária, onde foi constatado por meio de laudo técnico da Politec que a energia elétrica estava sendo fraudada, ou seja, a medição era manipulada e a empresa consumia um valor maior que o registrado. O que se enquadra como estelionato, de acordo como artigo 171 do Código Penal.
Na sequência as equipes da Concessionária de Energia de Mato Grosso, Polícia Civil e Politec realizaram uma inspeção em uma sapataria, onde foi encontrada uma ligação direta. O proprietário saiu do local e por isso não foi preso em flagrante pelo crime, que se enquadra no artigo 155 do Código Penal.
"Tivemos um recorde de prisões e renegociações com pessoas que estavam cometendo o crime de furto e fraude de energia em 2024. A meta é dobrar esse número em 2025, e vamos apertar o cerco até acabar com esse crime em Mato Grosso," explicou o gerente de manutenção e perdas, Luciano Lima.
O objetivo da Operação é combater os crimes de fraude e furto de energia elétrica em Mato Grosso, aumentando a segurança dos consumidores e diminuindo o valor da fatura de quem honra com o compromisso de pagar todos os meses. Caso você esteja irregular, procure a Energisa e peça a sua regularização, evitando a ação criminal.