Um cachorro-do-mato entrou em condomínio de Sinop, a 503 km de Cuiabá, nesta terça-feira (9) e fugiu após o Corpo de Bombeiros tentar capturá-lo. Vídeos registrados pelos moradores do local filmaram o lobo correndo pelo condomínio.
Em um dos vídeos, aparece os bombeiros com os materiais para fazer o resgate. Após a tentativa de se aproximarem do animal, ele corre e sai pelo portão do condomínio.
Segundo os moradores do local, o filhote estava no local há algum tempo e estava se escondendo atrás e debaixo dos carros estacionados.
A equipe não conseguiu capturar o animal e depois ele não foi encontrado.
A espécie
O cachorro-do-mato mede até 64 centímetros de comprimento. Apresenta pelagem cinza mesclada com preto, que pode variar também em tons de marrom-claro. Na espécie as patas são pretas ou escuras e a cauda peluda, com a ponta preta. As orelhas são médias e arredondadas e em tons escuros.
Tem hábitos noturnos e pode ser observado andando em duplas. Costuma caçar sozinho, porém quando jovem pode agir em grupos de até quatro indivíduos. Alimenta-se de pequenos mamíferos, aves, répteis e também de frutos e auxilia na dispersão de sementes.
Os filhotes pesam entre 120 e 160 gramas e são desmamados perto de 90 dias. O período de gestação é, em média, de 56 dias. As fêmeas produzem de três a seis filhotes por ninhada.
Ocorre na América do Sul em áreas florestais, cerrados e campos. Distribui-se desde a Venezuela e Colômbia até o Sul do Uruguai e Paraguai, exceto nas regiões baixas da Bacia Amazônica.
G1/MT