Nesta quarta-feira (17), o Supremo Tribunal Federal (STF) retoma o julgamento de uma ação penal contra o ex-senador Fernando Collor de Mello.
Nesta quarta-feira (17), o Supremo Tribunal Federal (STF) retoma o julgamento de uma ação penal contra o ex-senador Fernando Collor de Mello. A sessão no Supremo, que começa às 14h, será iniciada com a continuação da leitura do voto do relator, Edson Fachin.
O ministro do STF começou a ler seu voto na sessão da última quinta-feira (11). O magistrado entendeu haver comprovação da prática do crime de corrupção passiva cometido por Collor. Depois dele, os outros ministros vão se manifestar.
Collor e outras duas pessoas são rés por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
O caso contra o ex-presidente envolve supostos pagamentos de propinas em contratos da BR Distribuidora, antiga subsidiária da Petrobras na venda de combustíveis, e foi originada em investigações da Lava Jato.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu a condenação de Collor a 22 anos e 8 meses de prisão. Também pediu que os réus sejam condenados a pagar R$ 59,9 milhões como "reparação dos danos materiais e morais causados por suas condutas".