A unidade de saúde barra-garcense resolveu se manifestar após sites de Goiânia colocarem de forma equivocada que a morte ocorreu na Barra
A direção do Hospital Municipal Milton Pessoa Morbeck (Pronto Socorro), de Barra do Garças (MT), esclarece que a jovem gestante Saiury Pereira Sasa, de 18 anos, que estava gestante de oito meses, e sua bebê Maria Luiza, foram recebidos já sem sinais vitais no Pronto Socorro de Barra do Garças vindas do Hospital Municipal de Aragarças (GO). O Pronto Socorro resolveu se manifestar após sites de Goiânia postarem a informação de que a morte de mãe e filha teriam ocorrido na Barra, porém infelizmente, ambas já chegaram sem vida.
De acordo com a diretora do Hospital Municipal barra-garcense, Joice Moura Lima, conforme relatório de encaminhamento, a jovem deu entrada no Hospital de Aragarças, na manhã de quinta-feira (1/6), por volta de 6 horas e 30 minutos, e a transferência para Barra do Garças ocorreu por volta das 20 horas, mas a gestante e o bebê já estavam sem vida.
A diretora ainda explicou que a jovem Saiury só foi encaminhada para Barra do Garças após o diagnóstico de Síndrome de Hellp, que se trata de uma complicação grave de pressão arterial elevada em gestantes. "A jovem passou o dia todo no Hospital Municipal de Aragarças e foi transferida depois do diagnóstico. Mas eles, infelizmente, já chegaram aqui sem vida", pontuou.
O esposo da jovem, Marcos Denyver, relatou que a gestante deu entrada no Hospital do município vizinho de Aragarças reclamando de fortes dores abdominais e que foi submetida a exames, medicada diversas vezes e mantida em observação o dia todo.
Em coletiva de imprensa fornecida na manhã desta sexta-feira (2), o próprio médico obstetra do Hospital de Aragarças, Wladimir Antônio Farias, confirmou que a paciente foi avaliada, medicada e mantida em observação, mas que apresentou pouca melhora até o final da manhã.
O delegado responsável pelo caso, Fábio Marques, informou que o sogro da jovem procurou a Delegacia de Polícia do município e registrou um boletim de ocorrência. De acordo com o delegado, já foi realizada a coleta de informações e instaurado um inquérito para a apuração dos fatos.
A Prefeitura de Barra do Garças e a direção do Pronto Socorro repudiam qualquer desinformação divulgada sobre o caso, manifestam total apoio e solidariedade aos familiares da jovem e do bebê e se colocam totalmente à disposição das investigações sobre a trágica ocorrência.