O Festival Folclórico de Parintins, considerado o maior espetáculo da Amazônia, inicia nesta sexta-feira sua 56ª edição.
O Festival Folclórico de Parintins, considerado o maior espetáculo da Amazônia, inicia nesta sexta-feira sua 56ª edição. A competição entre o Boi-Bumbá Caprichoso e o Boi-Bumbá Garantido, que divide a ilha de Parintins há mais de um século, promete atrair mais de 100 mil turistas e dobrar a população da cidade do Amazonas.
Qual seu momento preferido da primeira noite do @garantido?
Foto: Márcio James pic.twitter.com/90whbdJzmm
— Cultura do Amazonas (@culturadoam) July 1, 2023
A cada dia de apresentação, ambos os bois se apresentam com um subtema diferente, acompanhados de toadas, fantasias e enredos exclusivos. Os jurados avaliam 21 itens durante as apresentações.
O Boi-Bumbá Caprichoso, atual campeão do festival, traz para o Bumbódromo o tema “O Brado do Povo Guerreiro!”.
Jender Lobato, presidente do Boi Caprichoso, afirma que o tema do Boi Caprichoso é uma homenagem aos povos indígenas, ribeirinhos e artistas envolvidos na festa de Parintins. Durante a competição entre os bois, há um grande respeito mútuo, onde a cada apresentação, a torcida adversária aguarda em silêncio, sem interferir na festa do outro.
Por outro lado, o Boi Garantido apresentará o enredo “Garantido Por toda a Vida”, que conta a história do amor e da trajetória do próprio boi. Adson Silveira, presidente do Garantido, ressalta a importância da participação ativa da torcida para levar o grupo ao título.
Parintins está localizada a aproximadamente 360 quilômetros de Manaus. Infelizmente, os ingressos para o Festival de Parintins estão esgotados. No entanto, você pode acompanhar toda a festa através da transmissão ao vivo da “TV A Crítica” a partir das 9h30 da noite desta sexta-feira, horário de Brasília.