O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, cometeu mais uma gafe ao chamar o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, de “Vladimir” durante a cúpula da OTAN.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, cometeu mais uma gafe ao chamar o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, de “Vladimir” durante a cúpula da OTAN.
Biden fez o comentário durante uma coletiva de imprensa em Vilnius, Lituânia, na quarta-feira (12). Ele disse: “Vladimir e eu eu não deveria ser tão familiar.” No entanto, ele rapidamente se corrigiu e disse: “Sr. Zelensky e eu conversamos sobre os tipos de garantias que poderíamos fazer no ínterim quando eu estava na Ucrânia e quando nos encontramos em outros lugares.”
A gafe de Biden foi rapidamente notada nas redes sociais, com muitos usuários criticando o presidente por sua falta de atenção. Alguns também defenderam Biden, dizendo que foi um erro honesto e que ele rapidamente se corrigiu.
Esta não é a primeira vez que Biden comete uma gafe durante seu mandato. Em 2022, ele confundiu os ucranianos com os iranianos durante o seu discurso sobre o Estado da União. Ele também foi criticado por sua resposta confusa à retirada dos EUA do Afeganistão.
A gafe de Biden ocorre em um momento delicado para a Ucrânia, que está em guerra com a Rússia há mais de quatro meses. O presidente Zelensky tem sido um aliado importante dos EUA na guerra, e Biden tem feito esforços para fornecer à Ucrânia armas e apoio financeiro.
A gafe de Biden pode ser um sinal de que ele está sob pressão, já que a guerra na Ucrânia se arrasta. No entanto, também é possível que seja apenas um erro honesto. Só o tempo dirá como a gafe de Biden afetará sua relação com o presidente Zelensky e com a Ucrânia como um todo.