O ciclone extratropical já está longe da costa, mas suas consequências mais graves ainda são sentidas, sobretudo nos estados do Sul do Brasil.
O ciclone extratropical já está longe da costa, mas suas consequências mais graves ainda são sentidas, sobretudo nos estados do Sul do Brasil. A passagem do fenômeno provocou rajadas de até 140 km/h e causou alagamentos. Agora, uma massa de ar polar avança pelo país a partir desta sexta-feira (14) e se intensifica no sábado (15).
A previsão da meteorologia é de frio no Centro-Sul, com temperaturas abaixo de zero em algumas regiões. O Inmet colocou 12 estados sob alerta laranja para declínio de temperatura, o que significa que a variação dos termômetros no período de 24 horas deve ser de pelo menos cinco graus Celsius.
Além do frio, o fim de semana também será marcado por alguns fenômenos de “tempo severo”, como geada, neve, vendaval e chuvas. O Inmet alerta para a possibilidade de ocorrência de queda de árvores, interrupção de energia elétrica e outros transtornos.
A população deve ficar atenta às condições climáticas e tomar medidas de prevenção, como manter a casa aquecida, evitar sair nas horas mais frias do dia e se abrigar em lugares seguros em caso de tempestades.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para declínio de temperatura em 12 estados brasileiros: Acre, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul.
A previsão é de que as temperaturas mínimas cheguem a até 3°C nesses estados, com possibilidade de geada no Paraná e sudoeste do Rio Grande do Sul. Em algumas áreas de Mato Grosso do Sul, também há possibilidade de geada nas manhãs de sexta-feira e sábado.
A massa de ar polar deve deixar a neve e a chuva congelada concentradas apenas nas serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. No entanto, ainda há possibilidade de chuvas fortes em outros estados, com risco de alagamentos e deslizamentos de terra.
A população deve ficar atenta às condições climáticas e tomar medidas de prevenção, como manter a casa aquecida, evitar sair nas horas mais frias do dia e se abrigar em lugares seguros em caso de tempestades.
Temperaturas para o fim de semana nas capitais brasileiras
Sul:
Sudeste:
Centro-Oeste:
Nordeste:
Norte: