Durante a live “Conversa com o Presidente”, realizada nesta terça-feira (18), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) informou que discutiu a possibilidade de “normalizar” a situação na Venezuela em uma reunião com a vice-presidente do país, Delcy Rodríguez, e o líder da oposição venezuelana, Gerardo Blyde.
O encontro contou com a participação dos presidentes Emmanuel Macron (França), Gustavo Petro (Colômbia) e Alberto Fernández (Argentina). O principal objetivo da reunião foi debater as eleições presidenciais previstas para 2024 na Venezuela. Durante as discussões, os líderes presentes buscaram trocar ideias e perspectivas sobre o processo eleitoral venezuelano e as possíveis formas de garantir um processo democrático e transparente nas eleições futuras do país.
"Hoje tive uma reunião com França, Colômbia, Argentina, com representantes das oposições da Venezuela e com a vice-presidenta para discutir um pouco a possibilidade de normalizar a situação da Venezuela”, disse Lula.
“Havia oito anos que essa reunião não acontecia, por irresponsabilidade do golpe e pelo que aconteceu depois de 2018 no Brasil. É muito importante porque participam todos os presidentes da Europa e da América Latina e Caribe”, complementou.
GAZETA BRASIL