O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Paulo Pimenta, afirmou nesta quarta-feira (26) que o economista Marcio Pochmann vai ser o novo presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e negou que haja “ruídos” sobre o nome do novo chefe da fundação dentro do governo.
O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Paulo Pimenta, afirmou nesta quarta-feira (26) que o economista Marcio Pochmann vai ser o novo presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e negou que haja “ruídos” sobre o nome do novo chefe da fundação dentro do governo. Não há, ainda, data para a posse.
O nome dele teve apoio do PT, mas enfrentou resistência do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e da ministra do Planejamento, Simone Tebet.
“Marcio vai para o IBGE, e não tem nenhum ruído sobre isso. Vai ser o presidente. Não existe nenhum ruído, essa especulação é totalmente fora do propósito”, disse Pimenta após uma visita ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Palácio da Alvorada.
Pochmann é economista com graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984), pós-graduação em Ciências Políticas pela Associação de Ensino Superior do Distrito Federal, doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e concursos de pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (1989), de professor (1994), Livre Docente (2000) e Titular (2014) pela Unicamp.