A prisão ocorreu na cidade de Barra do Garças, na Vila Maria.
A Polícia Civil, por meio da 1ª Delegacia de Barra do Garças, na tarde de quinta feira (27/07) efetuou a prisão de mais um foragido da justiça. A prisão ocorreu na cidade de Barra do Garças, na Vila Maria. A pessoa presa é integrante de uma organização criminosa que atuava nas cidades de Pontal do Araguaia e Araguaiana.
Conforme as investigações, essa pessoa era tida pelos criminosos como uma das principais lideranças de uma facção criminosa nas cidades de Pontal do Araguaia e Araguaiana. Ele estava foragido desde o dia 04.05.2023, quando foi deflagrada, pela Polícia Civil a "Operação Conexão XV".
Entenda o caso:
A Polícia Civil, por meio da 1ª Delegacia de Barra do Garças, deflagrou no dia 04 de maio de 2023 a "Operação Conexão XV", o objetivo da ação policial foi o cumprimento de 19 ordens judiciais contra integrantes de uma organização criminosa que pretendia atuar nas cidades de Pontal do Araguaia e Araguaiana. Para tanto as ordens judiciais foram deferidas pelo Núcleo de Inquérito Policiais (NIPO) e de competência da 7ª Vara Criminal Especializada Contra o Crime Organizado de Cuiabá para serem cumpridas nas cidades de Barra do Garças, Araguaiana, Pontal do Araguaia, Jaciara, Guiratinga e Rondonopolis.
Durantes as investigações apurou-se que lideranças da organização criminosa investigada teriam trazido criminosos de outras cidades para "gerenciar" a prática criminosa nas cidades de Pontal do Araguaia e Araguaiana, para tanto vários crimes foram praticados por estas pessoas, nesta tentativa de se instalarem nas cidades mencionadas. Os crimes praticados foram de homicídio, pichações, crimes de tráfico de drogas, porte ilegal de armas de fogo e etc.
Durante as investigações ficou constatado em afirmações dos criminosos que eles recuaram e não mais quiseram desencadear suas ações nas cidades de Araguaiana e Pontal do Araguaia, vez que havia forte repressão desensolvida pela Polícia Civil de Barra do Garças e por isso crimimosos aqui da região permaneceriam a frente das práticas criminosas.
A 1ª Delegacia de Polícia Civil de Barra do Garças é coordenada pelos delegados, Adriano Marcos Alencar e Pablo Borges Rigo, que seguindo as diretrizes do delegado Regional de Barra do Garças, Wilyney Santana Borges, conta com uma equipe de investigadores e escrivães comprometidos com a missão institucional de assegurar a ordem pública, mediante investigação policial de qualidade, na busca da apuração e repressão de ilícitos penais.