O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), avisou aos parlamentares que não prorrogará o prazo de funcionamento de nenhuma das comissões parlamentares de inquérito (CPIs) em funcionamento.
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), avisou aos parlamentares que não prorrogará o prazo de funcionamento de nenhuma das comissões parlamentares de inquérito (CPIs) em funcionamento. A decisão foi tomada após reunião com líderes partidários na noite desta quarta-feira (29).
Atualmente, quatro CPIs estão em funcionamento na Câmara: a do MST, a das fraudes em apostas esportivas, a da Americanas e a das pirâmides financeiras com criptoativos. As três primeiras comissões têm prazo de encerramento em 14 de setembro, uma quinta-feira após o feriado de 7 de setembro. A CPI das pirâmides financeiras tem prazo um pouco maior, até 28 de setembro.
A decisão de Lira limita o tempo disponível para que as comissões concluam suas investigações. Com a sinalização de que nenhuma CPI será prorrogada, os colegiados devem rever o que será incluído nos relatórios finais.
Ainda há uma outra CPI que aguarda a posição de Lira para ser instalada. Na terça-feira (29), o deputado Duarte Junior (PSB-MA) anunciou que conseguiu 172 assinaturas para dar prosseguimento à instalação da comissão que deve investigar a 123 Milhas e a Hurb. Lira ainda não comentou se vai autorizar a abertura do colegiado.