O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, garantiu que o Governo Federal já prepara a compra de 500 toneladas de milho, sendo a maior parte de Mato Grosso.
O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, garantiu que o Governo Federal já prepara a compra de 500 toneladas de milho, sendo a maior parte de Mato Grosso. A confirmação foi feita nesta sexta-feira (22.09), durante agenda em Cuiabá ao lado do senador licenciado e ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD-MT) e do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias.
Segundo o ministro, o Centro-Oeste foi beneficiado esse ano porque as chuvas se estenderam, o que refletiu especialmente a produção de milho segunda safra. "Nós estamos trabalhando especialmente aqui em Mato Grosso para reforçar nossa capacidade estática de armazéns. Fizemos um chamado para armazéns terceirizados, recalculamos os preços que estavam defasados desde 2016".
Com o chamamento, segundo Paulo Teixeira, 14 novos armazéns já foram credenciados em Mato Grosso e houve um aumento de 34% na capacidade de armazenamento de grãos no Estado. "Já nos dão uma capacidade estática de dois milhões de toneladas de grãos".
A compra do milho deve garantir um investimento de R$ 250 milhões na economia de Mato Grosso. “Vamos comprar agora as primeiras 500 mil toneladas de milho, boa parte dessas, mais de 300 é aqui do Estado de Mato Grosso", explicou Paulo Teixeira.
Agenda em Mato Grosso
Os três ministros do governo Lula (PT) cumprem uma série de agendas em Mato Grosso. Na quinta, Fávaro e Paulo Teixeira entregaram Títulos de Domínio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) às famílias assentadas da região Araguaia de Mato Grosso.
Eles também estiveram em Paranaíta onde realizaram a entrega de títulos às famílias do Projeto de Assentamento (PA) São Pedro. Depois, a comitiva do governo federal seguiu para Alta Floresta, onde se reuniu com as lideranças regionais para debater as demandas e apresentar as ações já realizadas.
Nesta sexta, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, cumpriu agenda em Cuiabá. Ele anunciou a destinação de R$ 32 milhões para programas de combate à fome na capital ao assinar o convênio dos programas do Governo Federal, Prato Cheio e Plano Brasil Sem Fome.
Durante a tarde, os três ministros participaram da cerimônia de entregas e lançamento de ações na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. No sábado (23.09), eles seguem para agendas em Rondonópolis, onde inauguram a unidade do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e entregam títulos de domínio às famílias assentadas da região.
No sábado à tarde a agenda será em Poconé. Os ministros Carlos Fávaro e Paulo Teixeira vão debater a agricultura familiar na região e o programa BID Pantanal.