O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, reafirmou nesta quarta-feira (18) seu firme apoio a Israel, durante visita ao país.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, reafirmou nesta quarta-feira (18) seu firme apoio a Israel, durante visita ao país. Biden também prometeu um pacote de assistência militar sem precedentes e alertou os israelitas para não se deixarem cegar pela raiva após o ataque mais mortal da sua história.
“Não ficaremos parados sem fazer nada”, disse Biden, após uma revisão do brutal ataque terrorista do Hamas, que comparou aos jihadistas do Estado Islâmico. “Não posso falar publicamente sobre todos os detalhes, mas não há outra prioridade maior do que a libertação dos reféns”, assegurou.
Em visita a Israel, Biden anunciou que irá solicitar um pacote de assistência militar de US$ 10 bilhões, que seria o maior já concedido ao país. O pacote inclui a compra de novos caças F-35, drones, sistemas de defesa antimísseis e outros equipamentos militares.
Biden também pediu ao governo israelense que facilite a entrega de ajuda humanitária à Faixa de Gaza, que está sob bloqueio israelense e egípcio. O presidente dos EUA disse que a ajuda deve ser entregue pelo Egito, com garantias de que não chegará ao Hamas.
Biden também alertou os israelitas para não se deixarem cegar pela raiva após o ataque mais mortal da sua história. “Eu te aviso que mesmo que você sinta essa raiva, não se deixe consumir por ela”, disse ele. “Depois do 11 de Setembro, nós, nos Estados Unidos, ficámos furiosos. Embora buscássemos justiça e obtivéssemos justiça, também cometemos erros”, acrescentou.