Situação inusitada assustou uma moradora no último domingo (22), em Alta Floresta (803 km ao norte de Cuiabá), quando ela viu uma cobra-preta em um dos seus vasos de plantas. Mulher estava em casa, no bairro Jardim Carmélia, e foi regar suas plantas por volta das 19h, na garagem, quando avistou o réptil em volta da planta.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a serpente é chamada de Muçurana, também conhecida como cobra-preta. Militares fizeram a remoção da cobra e soltaram novamente em seu habitat natural, em uma área de mata longe do perímetro urbano.
Cobra Muçurana
Seu porte vai de pequeno a médio, podendo chegar a medir 2,40 metros de comprimento quando alcançar a vida adulta. Apresenta veneno na sua peçonha, mas não oferece risco ao ser humano.
Ela é conhecida entre os estudiosos como a "cobra do bem" ou "limpa-campo", devido a sua alimentação ser baseada em lagartos e pequenos roedores, como ratos. Cobras também fazem parte da sua dieta alimentar, matando-as por constrição, até mesmo as cascavéis e jararacas. Ela é imune aos venenos desses animais, exceto da cobra-coral.
FOLHA MAX