O prazo para as inscrições no vestibular 2024/1 da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) está chegando ao fim.
O prazo para as inscrições no vestibular 2024/1 da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) está chegando ao fim. Os candidatos interessados em garantir uma vaga nos 60 cursos ofertados em 11 municípios do Estado têm até segunda-feira, 30 de outubro, para realizar suas inscrições. Esta edição do vestibular oferece um total de 2.390 vagas.
Os candidatos que optarem pelo seletivo por prova deverão pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 100, enquanto aqueles que optarem pelo processo seletivo por histórico escolar pagarão uma taxa de R$ 40. As inscrições podem ser realizadas através deste link.
Uma das principais novidades deste processo seletivo é a mudança no sistema de ingresso para o primeiro semestre de 2024. Tradicionalmente, o ingresso para este período ocorria por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Ministério da Educação (MEC), utilizando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior. No entanto, a Unemat optou por realizar o ingresso no primeiro semestre de 2024 por meio de seu vestibular próprio, com inscrições e provas realizadas ainda neste segundo semestre de 2023.
Além disso, outra inovação é a inclusão de dois processos seletivos: um baseado em prova e outro na análise do histórico escolar do Ensino Médio, dependendo do curso de interesse do candidato. A novidade permite que estudantes que ainda estejam cursando o terceiro ano do Ensino Médio participem, desde que enviem o histórico escolar provisório do primeiro e segundo anos do Ensino Médio, que pode ser obtido na secretaria da escola.
Provas e Locais
As provas do Vestibular 2024/1 da Unemat serão realizadas em 13 cidades do estado, incluindo Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Cáceres, Cuiabá, Diamantino, Juara, Nova Mutum, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra.
O processo seletivo compreende duas fases: a primeira consiste em quatro provas objetivas abrangendo áreas como Ciências da Natureza, Matemática, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos. A segunda fase é composta por uma prova de redação. Ambas as fases serão realizadas em etapa única no dia 3 de dezembro, das 13 às 18 horas.