Um temporal que atingiu São Paulo na sexta-feira (3) deixou 84 das 308 escolas onde serão aplicadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste domingo (5) sem energia elétrica.
Um temporal que atingiu São Paulo na sexta-feira (3) deixou 84 das 308 escolas onde serão aplicadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste domingo (5) sem energia elétrica. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, garantiu que haverá fornecimento de energia aos locais de prova, mesmo que seja necessário o uso de geradores.
O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) trabalham junto com as concessionárias de distribuição de energia elétrica do estado para identificar as situações de falta de fornecimento em decorrência das fortes chuvas. Cerca de 90% do serviço de distribuição de energia em São Paulo já funciona normalmente.
A pasta também já havia solicitado a todas as distribuidoras que organizassem planos de contingência para a garantia do fornecimento de energia elétrica nas datas de realização do Enem.
O ministro Alexandre Silveira afirmou que mantém diálogo com o governo de São Paulo e com as prefeituras para resolver a situação.
Moradores reclamam de falta de energia e internet
Além da falta de energia, os moradores das zonas norte, sul, leste e oeste da capital paulista também reclamam da instabilidade de sinal de telefone e de internet de várias operadoras.
Enel diz que está trabalhando para normalizar o sistema
Em nota, a Enel disse que os canais de atendimento estão trabalhando de forma “ininterrupta” para atender a população e normalizar o sistema.
Sobre o Enem
O Enem será aplicado nos próximos dois domingos — dia 5 e 12 de novembro. Nesta edição, conta com mais de 3,9 milhões de candidatos inscritos.
No primeiro dia de exame serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da Redação.