Policiais militares do Batalhão Ambiental prenderam dois homens (35 e 39 anos) praticando pesca ilegal na tarde de domingo (12), em Tangará da Serra (a 241 km de Cuiabá). Com os suspeitos, a PM apreendeu três exemplares de pescado, entre eles, um peixe jaú de 68,8 quilos.
Os suspeitos foram presos por volta das 15h30, em uma barreira policial na rodovia estadual MT-426, flagrados pelos militares do Núcleo de Proteção Ambiental de Barra do Bugres. Na checagem da caminhonete Hilux, a PM flagrou os suspeitos transportando três exemplares de pescado - peças de jaú e cachara - na carroceira do veículo.
Durante a apreensão do pescado irregular, a PM precisou mobilizar dois policiais que, com o auxílio de cordas, conseguiram transportar o enorme exemplar de jaú, pesando 68.800 quilos, até a viatura da Polícia Ambiental. O outro exemplar de jaú aprendido na mesma ação e chegava ao peso de 18,8 kg.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
O proprietário do veículo confessou que havia pescado o jaú de quase 70 kg nas àguas da cachoeira do Salto do Maciel e que os outros dois peixes ele havia ganhado de conhecidos. Durante a verificação dos animais, os policiais identificaram que todos os peixes estavam com sinais de captura recente, com barrigada e frescos. Molinetes com vara e caixa de pesca com iscas artificiais também foram apreendidos na caminhonete dos suspeitos.
Ainda no veículo, a PM ainda localizou uma pistola calibre 380 e 19 munições. A arma de fogo estava com o registro vencido e todo o armamento foi apreendido. Os suspeitos foram presos e encaminhados à Central de Flagrantes por transportar espécies proveniente da pesca proibida e por porte de arma ilegal.
Todo o pescado foi doado pela PM para entidades carentes da região.
O período de defeso da piracema nos rios de Mato Grosso começou no dia 2 de outubro e segue até 1º de fevereiro de 2024.
HiperNoticias.